jusbrasil.com.br
9 de Agosto de 2022

Todo mês o meu empregador atrasa meu salário. Qual é a solução?

Ian  Varella, Advogado
Publicado por Ian Varella
há 6 anos

Todo ms o meu empregador atrasa meu salrio

É assegurada ao trabalhador a proteção do salário e sua retenção dolosa é crime, vejamos mais sobre essa questão.

Em 1968 foi decretado, nº 368 de 19.12, a empresa em débito salarial com seus empregados não poderá pagar honorário, gratificação, pro labore ou qualquer outro tipo de retribuição ou retirada a seus diretores, sócios, gerentes ou titulares da firma individual, bem como distribuir lucros, bonificações, dividendos ou interesses, além do mais não poderá ser dissolvida (artigo, , I, II e III do Decreto Lei 368/68).

Porém, o que é débito salarial e mora contumaz?

Ocorre quando a empresa não paga, no prazo e nas condições da lei ou do contrato, o salário devido a seus empregados.

Quando em três meses ou período superior, ocorrer o atraso ou sonegação de salários devidos aos empregados, sem que a empresa tenha um motivo relevante e grave, não se considerando como relevante ou grave o risco do empreendimento.

Além de não poder bonificar os sócios e equiparados, a empresa contumaz não poderá receber qualquer benefício de natureza fiscal, tributária ou financeira dos Entes da Federação.

Como ocorre a apuração da infração?

O empregado ou a entidade sindical da respectiva categoria profissional deve denunciar a empresa à Delegacia Regional do Trabalho (atualmente denominada Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, conforme Decreto 6.341/2008) para que seja instaurado o processo.

E se a decisão concluiu que houve a mora contumaz deverá ser encaminhada às autoridades fazendárias locais pelo Delegado da Superintendência Regional do Trabalho, sem prejuízo da comunicação a ser feita ao Ministro da Fazenda.

E caso, o tenha ocorrido às ditas bonificações ou verbas equiparadas, os diretores, sócios, gerentes e etc responsável pela infração do artigo , I e II, do Decreto Lei 368/68 estarão sujeitos à pena de detenção de um mês a um ano.

Quais são meus direitos?

O atraso no pagamento do salário (mora) por parte do empregador acarreta a rescisão indireta do contrato de trabalho cumulado com o pagamento de todas as verbas rescisórias.

Isto porque, pelo artigo 483, da CLT, alínea ‘d’, quando o empregador deixa de cumprir com a obrigação contratual, qual seja: pagamento salarial nos termos do contrato e na lei.

O TST no Recurso de Revista de nº 6/2000-067.02.00.2, entendeu que o atraso de pagamento por parte do empregador, por dois meses, enseja rescisão indiretada do contrato de trabalho.

Além de o empregador poder denunciar à questão para autoridade fiscalizadora, também pode requerer a rescisão indireta e a indenização por danos morais (desde que seja demonstrado) e danos materiais (p. Ex. Se por causa do atraso teve que realizar um empréstimo no banco).

Por fim, saliente-se que a busca pela rescisão indireta deve ser a última opção, devendo ser analisado se há meios hábeis para solucionar a questão de forma amigável com a empresa.

Bibliografia

É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização do autor, salvo compartilhamento do artigo original.

Informações relacionadas

Wagner Francesco ⚖, Advogado
Artigoshá 6 anos

Quando o assunto é atraso de salário, quais os direitos do trabalhador?

Filipe Nascimento, Advogado
Artigoshá 2 anos

Atrasos no pagamento do salário? O que fazer?

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4: ROT XXXXX-28.2017.5.04.0461

Josiane Coelho Duarte Gearola, Advogado
Artigoshá 7 anos

Atrasos no pagamento de salários e as consequências ao empregador

Adriano Alves de Araujo, Advogado
Artigoshá 5 anos

Meu salário atrasou, e agora?

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ian Ganciar Varella, é possivel compartilhar seu artigo mediante citação do autor e fonte? continuar lendo

Simples peça demissão, e procure um outro emprego seja via rescisão indireta ou não. Se acha que a empresa que lhe empregou e passa por dificuldades não merece compreensão ou ainda que mereça você não pode esperar, saia e busque outra que melhor sirva as suas necessidades. Simples assim!!! continuar lendo

Vc aca simples assim pq vc nai é assalariado, a empres q contrata um colaborador tem q cumprir com suas obrigações mesmo estando com dificuldade ,pois mais dificuldade tem a pessoa q vc contratou,e ela nao pode pagar pelo ereo da empresa ,ent3 o salário é sagrado😡 continuar lendo

Toma vergonha na cara. Olha sua citação. Existem N casos meu amigo. Mas a maioria das empresas o dono não passa de um aproveitador. De um safado melhor dizer. Ganham rios e rios em cima de um funcionário. Conheço empresas que faturaram milhões e milhões a mesmo assim atrasam pagamentos,atrasam férias,atrasam tickets e quando tem dissídio procuram ficar meses sem pagar com aumento e quando pagam após uns seis meses ainda pagam apenas retroativo do último mês caducando então os outros cinco. Existem vários tipos. Existem as empresas que realmente passam por dificuldades e existem as que são safadas mesmo. É o seguinte não tem essa de empresas passando dificuldades. O funcionários tem suas deveres e a empresa suas obrigações que nada mais é que manter o salário de quem realmente da o lucro a elas. No caso o sofrido funcionário. continuar lendo

É caro Marcos! Não é simples, devemos sim preocupar outro emprego, é até mais simples quando você trabalha recebendo em dia, até mesmo sair da empresa por salário maior, mais quando funcionário não trabalhar de forma que a empresa deseja, a mesma empresa o demite muita das vezes por justa causa, só pelo motivo de não pagar as verbas rescisórias, por que lado mais fraco deve ser mais prejudicado? continuar lendo

Na verdade se a empresa não dá conta de pagar os funcionários ela que peça pra sair, porque ninguém é obg a trabalhar de graça, palhaçada continuar lendo

Como podemos fazer uma denuncia a empresa que faz 5 meses que não paga os salários e também não paga as férias prós funcionários continuar lendo

Como eu faço pra denunciar o restaurante arena do camarão por atraso de salário, não recolhem FGTS do funcionário, férias atrasadas a mais de nove anos continuar lendo