Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

PMs que atuaram em acidente com césio-137 vão receber pensão especial

Publicado por Ian Varella
há 7 anos

1. Concessão de pensão especial

Dois policiais militares de Goiás receberão pensão especial em razão das sequelas que sofreram no trabalho de descontaminação de áreas afetadas pelo acidente radiológico com o césio-137 em Goiânia, em 1987.

O colegiado seguiu o voto do relator Fausto Moreira Diniz. Para ele, ficou claro que os oficiais participaram ativamente das atividades de policiamento ostensivo nos locais do acidente radioativo.

Também observou que os atestados médicos comprovam a doença grave existente em dois policiais.

Nos embargos de declaração, o estado de Goiás argumentou que os laudos médicos apresentados pelos policiais foram feitos por profissionais particulares:

“sem o crivo do contraditório, não evidenciando direito líquido e certo para o fim de impetração do mandado de segurança”

Mas a decisão aponta que o governo goiano não demonstrou a existência de omissão, obscuridade, contradição ou erro material, mas apenas sua intenção de obter a revisão do julgado.

2. Outras ações

Segundo o sistema de atos judiciais do TJ-GO, há 361 registros de despachos e sentenças a respeito do acidente com o césio-137 na primeira instância. No segundo grau, há 238, entre acórdãos e relatórios.

Apesar de o sistema não diferenciar a natureza das ações para fins de pesquisa, são pedidos relacionados a pensão, remédios e inclusão no Instituto de Assistência aos Servidores Públicos do Estado de Goiás.

Leia também:

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-GO e Revista Consultor Jurídico.

Imagem: Novonotícias

  • Sobre o autorAdvogado Previdenciário
  • Publicações486
  • Seguidores2653
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1388
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pms-que-atuaram-em-acidente-com-cesio-137-vao-receber-pensao-especial/499862826

Informações relacionadas

Mandado de Segurança com Pedido de Liminar

Natalia Bazoli, Bacharel em Direito
Modeloshá 4 anos

Mandado de segurança com pedido de tutela de urgência antecipada

Petição Inicial - Ação Concessão de o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de janeiro Rioprevidência

Renata Possolo Di Francesco, Advogado
Artigoshá 9 meses

A Ilegalidade do Abatimento 4030 nas pensões especiais.

Câmara dos Deputados
Notíciashá 8 anos

Proposta amplia beneficiários e reajusta pensão especial para vítimas do césio-137

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

30 anos depois.!! A justiça tarda mais não falha ?... ou antes tarde do que nunca ? ... ou quem espera sempre alcança ? ... com certeza alguém do estado de Goiás disse: Não foi tão grave assim, eles nem morreram... é bem capaz que estes policiais se estiverem vivos vão morrer de alegria. lamentável, tanto tempo por um direito que era de fato um direito. continuar lendo