Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Entenda como funciona a aposentadoria especial

Benefício é voltado para trabalhadores que exerçam atividades perigosas e insalubres e envolve diferentes profissões.

Publicado por Ian Varella
há 6 anos

Hora de se aposentar

As condições e o tipo de trabalho exercido podem deixar a aposentadoria mais próxima do trabalhador. Isso porque há uma modalidade do benefício que nem sempre é considerada pelos profissionais na hora de fazer o pedido junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Aposentadoria especial

Trata-se da aposentadoria especial, em que fatores como insalubridade e periculosidade nas atividades profissionais podem assegurar o descanso com menos tempo de contribuição.

O advogado Victor Nascimento explica quem, em muitos casos, o segurado sequer conhece o direito e acaba pedindo a aposentadoria regular por tempo de serviço.

— Uma das grandes vantagens que o trabalhador perde é que, na aposentadoria especial, não há incidência do fator previdenciário, que nada mais é do que uma fórmula para que ele fique mais tempo em atividade — diz.

Tempo de contribuição

As atividades que poderiam ser contempladas na aposentadoria especial têm riscos diferentes e, por isso, são tratadas de maneiras distintas. O tempo de contribuição para cada uma delas pode variar de 15 a 25 anos.

Comprovação do tempo especial

Mas, para comprovar, explica o advogado Marcelo Becker, o empregado precisa apresentar o chamado Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), uma espécie de laudo assinado por engenheiros ou médicos do trabalho que confirmam a atuação do trabalhador em atividades especiais.

O PPP deve ser disponibilizado pelas empresas.

Aos autônomos, valem registros de prestação de serviço e até da rotina profissional que demonstrem a condição de periculosidade e/ou insalubridade.

    — Se a empresa fechou ou o empregado não tem como solicitar o PPP, ele pode conseguir, por exemplo, testemunhas, pessoas que exerçam atividade igual em outra empresa para comprovar que havia a condição especial de trabalho pela equiparação das fnções — esclarece.

    Apesar de estar prevista em lei, a aposentadoria especial é um dos benefícios mais negados pelo INSS, em parte por conta de os trabalhadores desconhecerem seus direitos, mas, também, em razão da falta de comprovação e de documentação adequada na hora de fazer o requerimento.

    Victor Nascimento aconselha que os contribuintes tenham em mãos, além do PPP, um extrato do cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), onde consta todo o histórico de contribuições do segurado, e, se possível, um laudo ambiental da empresa, que atesta as condições de trabalho.

    Ele chama a atenção também para algo que parece simples, mas que muitas vezes passa despercebido.

    Nem sempre a insalubridade e a periculosidade estão previstas por categoria, mas presentes em uma função específica:

    — A pessoa tem de atentar que, se ela tem um adicional por insalubridade ou periculosidade, é porque a empresa fez um estudo que demonstra de forma inequívoca que o trabalhador está exposto a uma situação nociva. Então, ele tem direito a aposentadoria especial se tiver o tempo de contribuição — reforça Nascimento.

    Acesse nosso canal no Youtube e assista o vídeo sobre aposentadoria especial.

    Fique atento

    A aposentadoria especial é um benefício destinado a pessoas de diversos setores, inclusive autônomos, que tenham trabalhado em atividades insalubres ou perigosas, com riscos à saúde e à integridade física.

    Requerimento administrativo

    Os pedidos são feitos da mesma forma que a aposentadoria regular por tempo de serviço e contribuição.

    É preciso agendar o atendimento em uma agência do INSS e levar a documentação, como carteira de trabalho, extrato do Cnis e Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), concedido pela empresa de acordo com um laudo.

    O trabalhador que buscar a aposentadoria especial precisa apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), uma espécie de formulário com dados do empregado e do trabalhador, a função exercida e os riscos que ela porventura apresenta, além do período em que ocorreu a atividade.

    O pagamento das taxas previdenciárias por quem exerce atividade insalubre ou perigosa é realizado normalmente, como qualquer outro trabalhador, com desconto entre 8% e 11% da remuneração.

    A lei exige um tempo mínimo de contribuição na atividade considerada perigosa ou insalubre, que varia de acordo com o tipo de agente nocivo ao qual o empregado está exposto. Mas, na maioria dos casos, a contribuição mínima é de 25 anos nessa condição.

    As substâncias consideradas nocivas ao trabalhador e a tabela sobre as atividades perigosas estão especificadas no decreto 3.048/99.

    Se o trabalhador ficou um período menor do que o mínimo exigido para pedidos de aposentadoria especial em atividade insalubre ou perigosa, ele pode converter esse período em atividade normal.

    Leia também:

    Fonte: Bruna P.| Gauchazh e imagem

    • Sobre o autorAdvogado Previdenciário
    • Publicações486
    • Seguidores2653
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5370
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-como-funciona-a-aposentadoria-especial/591227302

    Informações relacionadas

    Marcela Diniz, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Mandado de Segurança - Demora do INSS

    Petição Inicial - TRF03 - Ação Mandado de Segurança - Mandado de Segurança Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

    Ian  Varella, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Auxílio-doença conta para tempo de aposentadoria

    Ian  Varella, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Como escapar do fator previdenciário e ter uma aposentadoria maior

    Ian  Varella, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Aposentadoria: Conversão de tempo comum em especial

    8 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O pior, pra mim, é a questão do LTCAT. Enquanto o INSS sempre exige, a empresa nunca produz e a prova nunca se concretiza. Resultado: só sobra para o trabalhador, afinal é o elo mais fraco. continuar lendo

    Eu me aposentei em abril de 2016, com 27 anos de contribuição e 51 anos de idade,. meu benefício foi reduzido devido o fator previdenciário, na carta de concessão o salário base é de 2.179 inicial e no entanto meu primeiro salário foi de 1.404, gostaria de saber se está correto ou devo entrar com pedido de revisão do benefício? Desde já agradeço a atenção. continuar lendo

    Boa tarde, Sr. Denise.

    Nosso escritório realiza análise de revisão de benefício previdenciário, precisamos da carta de concessão e o processo administrativo para entender o que pode ser feito.
    Estamos localizados em São Paulo e em Osasco.

    Atenciosamente, continuar lendo

    Me aposentei em 2017. Exerci a atividade de engenharia química que era considerada como especial até 1992, sem necessidade de comprovação com laudos técnicos. Bastava o PPP emitido pela empresa. Usando meu tempo de especial (numero de anos x 1.2), me aposentei mais cedo. Você mencionou que aposentadoria especial não incide fator previdenciário. No meu calculo de beneficio incidiu o fator previdenciário na contagem integral, calculado em 0,70. Posso pedir uma revisão ao INSS? continuar lendo

    Boa tarde, Sra. Cláudia Fakersztajn.

    Talvez não tenha sido concedido a aposentadoria especial no caso da Sra.
    Para saber se tem direito a alguma revisão no valor do benefício, é recomendável analisar o processo administrativo e realizar os cálculos de tempo de contribuição e valor da aposentadoria. continuar lendo

    Corrigindo, tempo de especial por atividade foi até 29/04/1995 ao invés de 1992 na pergunta anterior. grata pela atenção continuar lendo